Pesquisar este blog

sábado, 8 de janeiro de 2011

Nova certidão de nascimento já está em vigor

Extraído de: OAB - Mato Grosso do Sul  -  06 de Janeiro de 2011

 
A partir desta quinta-feira (6) começa a valer a nova certidão de nascimento elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria firmada com o Ministério da Justiça, com a Casa da Moeda e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O novo documento será emitido em papel segurança fornecido pela Casa da Moeda aos cartórios de registro civil afim de evitar falsificações. A nova certidão terá um papel especial com marca d'água onde o fundo trará a palavra autêntico, visível sob lâmpada ultravioleta com luminescência verde limão.
Os novos modelos de certidão incluem na parte superior o número da matrícula de cada registrador adquirida na implantação do Cadastro de Cartórios Civis em agosto de 2009. Os seis primeiros números da matrícula correspondem ao Código Nacional da Serventia, e permitem a identificação imediata do cartório onde o documento foi emitido. Os demais números trazem informações sobre o acervo, o tipo do livro de registro, o ano em que a certidão foi extraída e o dígito verificador, que atesta a autenticidade do documento.
Os cartórios do Nordeste que possuem equipamentos de informática serão os primeiros a receber as orientações sobre como proceder para solicitar o novo papel de segurança e começar a emitir o documento nos novos padrões.
A partir do dia 12 de janeiro, será a vez dos cartórios de registro civil da região Centro-Oeste receberem as informações. As unidades do Norte serão atendidos a partir de 17 de janeiro. Já as serventias das regiões Sudeste e Sul começarão a partir dos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, respectivamente.
O CNJ deverá distribuir a partir do próximo mês equipamentos de informática (computador, impressora e cartuchos) aos 1.200 cartórios do país que ainda não possuem computador para que possam emitir os documentos dentro dos novos padrões. O projeto também vai oferecer cursos de capacitação para os cartórios de registro civil sobre o uso das novas ferramentas e tecnologias que darão maior segurança e praticidade à emissão dos documentos.
A previsão é de que o novo papel comece a ser distribuído ainda neste mês. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, o próximo passo é distribuir os papéis para certidões de casamento e óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário