Extraído de: Reuters Brasil - 31 de Maio de 2011
Por Jane Sutton
MIAMI (Reuters) - Procuradores militares norte-americanos apresentaram novas acusações contra o autor confesso dos atentados do 11 de Setembro de 2001, Khalid Sheikh Mohammed, e quatro supostos cúmplices detidos na prisão de Guantánamo.
As acusações de conspiração e assassinato em massa devem ser anunciadas na terça-feira, de acordo com fontes envolvidas nos tribunais de crimes de guerra na Base Naval dos Estados Unidos em Cuba.
Durante o governo do ex-presidente George W. Bush, todos os cinco réus foram acusados nos tribunais de tramar os ataques, que mataram quase 3 mil pessoas nos Estados Unidos em 2001.
As acusações, que preveem pena de morte, foram derrubadas, enquanto o governo do presidente Barack Obama tentou levar os julgamentos a um tribunal federal civil em Nova York, perto do local do World Trade Center, destruído nos ataques terroristas por aviões sequestrados.
Obama cedeu à oposição e anunciou em abril que os julgamentos voltariam a Guantánamo.
Além de Mohammed, um líder da Al Qaeda capturado no Paquistão em 2003, os réus incluem seu sobrinho, Ali Abdul Aziz Ali, assim como Walid bin Attash, Ramzi Binalshibh e Mustafa Ahmed al Hawsawi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário