Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como devemos nos comportar quando da execução do Hino Nacional Brasileiro

De acordo com o Capítulo V da Lei 5.700 (01/09/1971), que trata dos símbolos nacionais, durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio. Civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Além disso, é vedada qualquer outra forma de saudação (gestual ou vocal como, por exemplo, aplausos, gritos de ordem ou manifestações ostensivas do gênero, sendo estas desrespeitosas ou não).
Segundo a Seção II da mesma lei, execuções simplesmente instrumentais devem ser tocadas sem repetição e execuções vocais devem sempre apresentar as duas partes do poema cantadas em uníssono. Portanto, em caso de execução instrumental prevista no cerimonial, não se deve acompanhar a execução cantando, deve-se manter, conforme descrito acima, silêncio.
Em caso de cerimônia em que se tenha que executar um hino nacional estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro.

FONTE: Wikipédia

14 comentários:

  1. Estamos aqui para isto, seja ajudando ou informando.

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muito no trabalho de português,obrigada

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado me ajudou muitissimo

    ResponderExcluir
  5. Quando devo colocar a mão no peito??

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou na hora de estudar história

    ResponderExcluir
  7. Bom dia ! E como devo ficar em uma cerimônia dentro de um recinto, sempre voltado para a Bandeira ou não há esta obrigação ?

    ResponderExcluir
  8. Durante a execução do hino, devemos nos posicionar sempre de frente para a bandeira?

    ResponderExcluir
  9. Este é apenas um capítulo do RDE (Regulamento Disciplinar do Exército). Quando se canta o hino numa solenidade, todas devem voltar a atenção para a bandeira nacional.

    ResponderExcluir