Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Editorial: Arma contra a corrupção

Curitiba, 29/08/2011 - O editorial "Arma contra corrupção" foi publicado na edição de hoje (29) do jornal Gazeta do Povo, do Paraná:
"Muito oportuna, sem dúvida alguma, a iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil de lançar, em Brasília, o site Observatório da Corrupção (http://observatorio.oab.org.br). O objetivo é o de receber denúncias e monitorar o andamento das investigações envolvendo os desvios éticos dos detentores de cargos públicos. Relevante é mencionar com a medida a intenção de envolver a sociedade brasileira no combate a esse mal atávico, que corrói as entranhas da administração pública do país.
Com efeito, passa a ser fundamental para o sucesso do empreendimento, o amplo engajamento popular nessa que é uma verdadeira cruzada em defesa da ética e da moralidade. Não é mais possível conviver com tantos escândalos e malfeitorias que grassam nas esferas federal, estadual e municipal de forma praticamente impune. Acima de tudo, o site é um chamamento que a OAB faz à Nação para que entre na luta contra a praga da corrupção.
O brado por um basta a tanta falcatrua, com o respaldo direto da opinião pública, pode ser o fio condutor que falta para o choque ético nas instituições nacionais, hoje subjugadas por práticas dominadas pelo compadrio e o jogo de interesses escusos. Com o site no ar, a partir de agora, toda denúncia enviada pela população ao site da OAB será devidamente examinada por uma equipe de advogados da Comissão de Combate à Corrupção, que se encarregará de levar o caso ao órgão responsável pela apuração. A partir daí, a Ordem se compromete a acompanhar a sua tramitação para garantir a necessária celeridade ao processo. Essa cobrança será estendida às seccionais nos estados.
Os casos recentes denunciados pela imprensa de superfaturamento de obras públicas e o desvio de milhões de reais para entidades fantasmas revelam o envolvimento de maus gestores com caciques políticos mancomunados com empresários afeitos ao lucro fácil. Essa prática lesiva que não vem de agora precisa urgentemente de um basta e, repetimos, qualquer cidadão de bem pode dar a sua contribuição: denunciando eventuais falcatruas de que tenha conhecimento e também cobrando de seus representantes eleitos a postura decente que se exige de um homem público.
A OAB, com o seu Observatório da Corrupção, coloca ao alcance das mãos uma ferramenta valiosa que se soma outros mecanismos disponíveis como ONGs, sites e portais nos esforços para debelar a escalada da corrupção. Instrumentos para fiscalizar e combater os desvios de conduta não faltam, o que precisa agora é a vontade decidida dos brasileiros em ajudar a acabar com esse mal. Só dessa forma será possível construir uma cidadania calcada no que é justo e direito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário