Pesquisar este blog

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Com poucas mulheres no Congresso, voto feminino completa 80 anos

Extraído de: POP News  - 24 de Fevereiro de 2012


Marta Suplicy é a vice-presidente do Senado

As mulheres completam nesta sexta-feira, dia 24, os 80 anos do direito do voto. A conquista foi instituída em 1932, por meio de um decreto do presidente Getúlio Vargas. A obrigatoriedade, no entanto, só veio em 1946.
Apesar da eleição da primeira presidente do país, Dilma Rousseff, que aumentou a participação feminina nos ministérios e outros cargos do governo federal (vide a recente nomeação de Graça Foster para assumir a chefia da Petrobras), ainda é pequeno o espaço destinado às mulheres no Congresso Nacional.
Na Câmara, a bancada feminina representa 8,77% do total da Casa, com 45 deputadas. No Senado, elas ocupam 12 das 81 cadeiras.
A baixa participação das mulheres no Congresso foi tema de um alerta lançado na semana passada pelo Comitê das Nações Unidas para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, em Genebra.
Já as eleitoras brasileiras têm cada vez mais relevância no cenário político. Desde 2000, elas são maioria entre os aptos a votar nas eleições de 2010, a diferença foi de cinco milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário