Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

Operários vibram com ídolos em ato contra acidentes de trabalho no Maracanã

Extraído de: Tribunal Superior do Trabalho  - 02 de Março de 2012 


Na abertura do Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil, ocorrido hoje (2) pela manhã na obra de reconstrução do Maracanã, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen enfatizou a preocupação da Justiça do Trabalho com o crescente e dramático número de acidentes de trabalho no país, que aumentou vertiginosamente entre 2001 e 2010. Dos cerca de 200 mil processos julgados pelo TST em 2011, o ministro afirmou que muitos estão relacionados a acidentes de trabalho, nos quais se constata, não raro, descuido e desatenção.
Para o ministro, a maioria desses desastres poderia ser evitada, porque são previsíveis e dependem apenas da observância das regras de prevenção. "A cada ano estamos formando um trágico exército de inválidos. E, de todas as atividades da economia, a construção civil não é apenas uma das que mais tem acidentes de trabalho, mas também a que mais acidentes fatais apresenta", afirmou.


Ídolos

Os milhares de operários da obra do Maracanã se entusiasmaram com a presença dos ídolos Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014. Ronaldo prometeu jogar com eles, caso a obra fique pronta no prazo estipulado. "Quando o estádio estiver pronto, assim como fiz em Fortaleza e Salvador, prometo trazer alguns amigos e fazer uma pelada com vocês", afirmou.
Bebeto ressaltou a importância da prevenção, pois lembrou que os operários têm família que dependem deles. "Vamos nos cuidar e usar todos os equipamentos de segurança. Daqui a dez ou 15 anos vocês precisam trazer seus filhos para ver os jogos no estádio que vocês ajudaram a reconstruir".
Representando a presidenta Dilma Rousseff, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, falou que o governo está se empenhando de todas as formas para que não haja acidentes de trabalho. "Em todas as obras haverá comissões de trabalhadores para fiscalizar e negociar com os empregadores. Nesse momento em que o país está crescendo, a segurança e a preservação da vida são fundamentais. Nenhuma vitória é maior do que essa".
Além dos discursos das autoridades ressaltando a importância da prevenção de acidentes, durante o evento foram exibidos vídeos sobre o assunto e distribuídos kits com material educativo e brindes da CBF. No fim, os craques e as autoridades subiram na torre de visitação do Maracanã, onde tiveram uma visão panorâmica do estádio e ouvirão as explicações técnicas sobre o andamento da obra.

(Augusto Fontenele/TST e Flávia Araújo/TRT-RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário