Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

Receita alerta para mensagens falsas


Extraído de: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina  - 26 de Março de 2012


A Secretaria da Receita Federal informou nesta sexta-feira (23) que a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) continua sendo motivo para golpes na internet.

O Fisco reforçou o alerta para que os contribuintes não abram ou respondam mensagens que cheguem em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão. "A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome", informou.

O órgão divulgou recomendações sobre como o contribuinte deve proceder caso recebe uma destas mensagens. As orientações são as seguintes: não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; não acionar os links para endereços da internet, ainda que esteja escrito o nome da RFB ou o aviso de "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e excluir imediatamente a mensagem.

O Fisco divulgou ainda um tipo de mensagem falsa que está sendo enviada aos contribuintes. A mensagem se parece com esta: "Declaração Número 39AFS192-2011 Pendente de Retificação. A Receita Federal agora com parceria com SERPRO analisou todas as Declarações feitas durante o periodo dos anos de 2011/2012 a fim de solucionar problemas pendentes em nosso sistema atual. Analisando seu CPF encontramos uma divergência a qual acarretou a inclusão na malha fina, estamos enviando um demonstrativo dos números apresentados e dos números divergentes".

* G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário