Pesquisar este blog

sábado, 21 de janeiro de 2012

Saúde inclui nova vacina contra a pólio no calendário de rotina

Extraído de: Prefeitura de Campinas  - 19 de Janeiro de 2012
 
 
Marco Aurélio Capitão

O Brasil está se preparando para a erradicação mundial da pólio. Neste ano, o país amplia o Calendário Básico de Vacinação da Criança com a introdução da vacina injetável contra pólio, feita com vírus inativado. A nova Vacina Inativada Pólio (VIP) será utilizada no calendário de rotina, em paralelo com a campanha nacional de imunização, essa realizada com as duas gotinhas da vacina oral. A injetável, no entanto, só será aplicada para as crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.
A enfermeira sanitarista da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Brigina Kemp, explica que a introdução no Brasil da vacina, com vírus inativado, ocorre nos países que já erradicaram a doença. A Organização Panamericana de Saúde (OPAS), no entanto, recomenda que os países das Américas continuem utilizando a vacina oral, com vírus atenuado (VOP), até a erradicação mundial da poliomielite, o que garante uma proteção de grupo. O vírus ainda circula em 25 países.
De acordo com Brigina, o vírus vivo atenuado da vacina Sabin é administrado por via oral e a defesa dá-se inicialmente na mucosa digestiva, o que permite a eliminação fecal de alguns vírus não-destruídos, o que é útil em populações nas quais se está tentando erradicar a poliomielite, pois há disseminação fecal do vírus atenuado que serve para imunizar outros indivíduos.
O Brasil utilizará um esquema sequencial, com as duas vacinas, aproveitando as vantagens de cada uma, mantendo, assim, o país livre da poliomielite. A VIP será aplicada aos dois e aos quatro meses de idade e a vacina oral será utilizada aos seis meses e nos reforços aos 15 meses e aos 5 anos de idade.
A enfermeira da Covisa esclarece que a Vacina Inativada Pólio (VIP), injetável, é mais segura quanto ao risco de provocar a pólio vacinal. Segundo ela, é importante ressaltar que em mais de vinte anos de vacinação, tanto de rotina quanto nas campanhas, com a Vacina Sabin Oral, em Campinas, nunca foi registrado nenhum caso de pólio vacinal.


Agenda

A VIP será introduzida no calendário básico a partir do segundo semestre deste ano. As campanhas anuais contra poliomielite também serão modificadas a partir de 2012. Na primeira etapa - a ser realizada em 16 de junho - tudo continua como antes: todas as crianças menores de cinco anos receberão uma dose de VOP, independente de terem sido vacinadas anteriormente. Na segunda etapa - que ocorrerá em agosto - todas as crianças menores de cinco anos devem comparecer aos postos de saúde, levando o Cartão de Vacinação. A caderneta será avaliada para a atualização das vacinas que estiverem em atraso.
A enfermeira sanitarista da Covisa adverte que as crianças recém-nascidas, que fazem dois meses agora, devem ser levadas aos Centros de Saúde para tomar a Sabin agora. As mães não devem esperar até o segundo semestre para que seu filho tome a vacina inativada, esclarece.


Esquema sequencial da vacinação contra poliomielite (a partir de agosto de 2012) 

Idade
Vacina
2 meses
Vacina Inativada Poliomielite - (VIP)
4 meses
VIP
6 meses
Vacina Oral Poliomielite (atenuada) - VOP
15 meses
VOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário