Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ufes fica em 1º lugar no ranking nacional da OAB com maior índice de aprovação no Exame de Ordem

Extraído de: OAB - Espírito Santo  - 22 horas atrás


Esse resultado demonstra a excelência do curso de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo e serve de incentivo a outras instituições de ensino, afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, ao comentar o primeiro lugar conquistado pela Ufes no ranking do Conselho Federal da Ordem como a instituição de ensino superior do país a obter o maior percentual de aprovação (80,80%) no V Exame de Ordem Unificado. Dos 67 inscritos presentes na primeira fase, 54 foram aprovados.

No Espírito Santo, o índice geral de aprovação atingiu o percentual de 24,97% (2.270 inscritos presentes na primeira fase e 567 aprovados na fase final). O índice é superior à média nacional, estimada em 24,5%.

O advogado e coordenador do Colegiado do Curso de Direito da Ufes, Gilberto Fechetti Silvestre, comemorou os números: Esse índice de aprovação é resultado de um esforço coletivo dos nossos professores, alunos e servidores. Acredito também que o resultado é consequência do nosso esforço constante de oferecer à sociedade capixaba profissionais do direito com qualidade, o objetivo maior do Exame de Ordem.

De acordo com o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Junior, apesar de o índice de aprovação estar ainda longe do ideal, houve um significativo avanço em relação ao desempenho dos Exames de Ordem Unificados de anos anteriores. Isto se deve, conforme observou, não apenas a uma acentuada melhora na formulação, organização e aplicação das provas em todo o país, como também ao crescente interesse dos próprios estudantes, que vêm superando as dificuldades resultantes da baixa qualidade que ainda é observada na maioria dos cursos. "O exame de Ordem é termômetro para aferir a qualidade do ensino jurídico brasileiro, e como tal serve de referência para a comunidade acadêmica, não apenas a jurídica, no sentido de oferecer subsídios para melhor qualificar os futuros profissionais de Direito", afirmou o presidente Ophir.
Na avaliação do presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-ES, Aloísio Lyra, os alunos de direito têm mudado de atitude, assim como as instituições de ensino. Todos já perceberam que não basta fazer um cursinho ao final da graduação para ser aprovado no Exame de Ordem, todas as disciplinas são extremamente importantes.
Em todo o país, o Exame contou com um total de 106.086 candidatos presentes, dos quais 26.010 passaram e vão receber a carteira profissional da OAB.

De acordo com os dados do desempenho do V Exame Unificado da OAB, as faculdades públicas se destacaram entre as 20 melhores instituições de ensino do Direito no país. Foram avaliadas todas as faculdades (públicas e privadas) que tiveram inscritos, cada uma, pelo menos 20 candidatos ao teste. As 20 melhores tiveram índice de aprovação superior a 65,16% e, destas, 98% compuseram o último Selo de qualidade do programa OAB Recomenda.

Pela ordem, as cinco instituições que mais se destacaram em termos porcentuais de aprovados foram a Universidade Federal do Espírito Santo (80,80%), a Universidade Federal de Pernambuco (78,57%), a Universidade Federal de Minas Gerais (77,89%), a Universidade Federal do Ceará (77,05%) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (76,12%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário