Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Joaquim Roriz é denunciado por formação de quadrilha

Extraído de: Partido da Causa Operária  - 14 de Junho de 2011


O ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, foi denunciado como chefe de um esquema de corrupção no Banco de Brasília (BRB), iniciado em 1999 com a designação de Tarcísio Franklim de Moura como presidente da instituição financeira oficial.
Segundo divulgou hoje o jornal Correio Braziliense a denúncia foi feita pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e tramita sob sigilo argumenta que o grupo político de Roriz utilizou o BRB para desviar recursos de contratos públicos, lavagem de dinheiro e para atender a interesses privados. Além de Roriz e Tarcísio Franklim, a denúncia por formação de quadrilha envolve ainda outras 21 pessoas, entre empresários e ex-diretores do BRB.
Não foi só o BRB que Roriz e sua quadrilha usou para interesses privados. Todo o Governo do Distrito Federal foi utilizado nos quatro mandatos de Roriz para beneficiar sua quadrilha. Um exemplo é a máfia de três conglomerados que atual no transporte coletivo da cidade sem sequer terem passado por licitação.
Joaquim Roriz já sofreu diversos processos na justiça comum, criminal e eleitoral. Nunca perdeu em nenhum deles. Recentemente sua filha, Jaqueline Roriz, eleita em 2010 deputada federal, foi cassada pela Comissão de Ética da Câmara dos Deputados. Sua outra filha, Liliane Roriz é deputada distrital e sua esposa Weslian Roriz, concorreu ao governo do Distrito Federal no ano passado, substituindo o marido que foi barrado por ter renunciado ao cargo de senador um ano antes. Todos eles, e mais um neto de Roriz respondem a um processo por improbidade administrativa, em que são acusados de receberem 12 apartamentos da construtora WRJ como propina em troca de facilidades no BRB. A ação penal sobre esse episódio depende da iniciativa do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Ele recebeu do Ministério Público do DF uma representação sobre o caso porque, na esfera criminal, a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) tem a prerrogativa de responder apenas perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário