Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Artigo: A Conferência Nacional dos Advogados

Brasília, 23/09/2011 - O artigo "A Conferência Nacional dos Advogados" é de autoria do diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Miguel Ângelo Cançado:
"Passar os olhos pela história recente do Brasil é, também, passear pelos oitenta anos de lutas e conquistas da Ordem dos Advogados do Brasil. Afinal, os fatos atestam: a advocacia brasileira sempre esteve ao lado das grandes causas nacionais, em completa e vigorosa sinergia com os anseios e reivindicações da sociedade.
Mas, a par do cotidiano de cumprimento das finalidades institucionais e corporativas que o legislador lhe conferiu, defendendo, a um só tempo, a categoria que representa e a sociedade, a OAB possui um foro próprio de debate de idéias e exposição da sua compreensão acerca das questões nacionais de interesse geral. Falo da Conferência Nacional dos Advogados.
Em sua vigésima primeira edição, a Conferência tem como tema central: Liberdade, Democracia, Meio Ambiente e, a partir deste eixo central, a advocacia brasileira irá, em novembro próximo, na cidade de Curitiba, mais uma vez, como faz desde 1958, se reunir em grande número para mostrar à Nação suas idéias e ideais, contando com a participação de grandes nomes da comunidade jurídica nacional e internacional.
A redemocratização do País, reformas política e tributária, a qualidade do ensino jurídico, o exame de ordem, prerrogativas profissionais, o combate à corrupção, a lutas pelos direitos humanos e a busca constante pela Justiça e por uma rápida e eficaz entrega da prestação jurisdicional são apenas alguns dos temas que perpassam essa trajetória e que se consubstanciam num verdadeiro espelho da realidade brasileira ao longo dos últimos 53 anos.
Aquele que, em 1958, quando da primeira Conferência Nacional da OAB, era apenas "o País do futuro" é visto hoje como a bola da vez pela comunidade internacional, no entanto, para nossa tristeza e como grande desafio, apesar de passados tantos anos, ainda é um País que convive com grandes desigualdades sociais e com um cenário político que impõem a necessidades de urgentes mudanças, pois, malgrado vivermos longo período de estabilidade democrática, ainda somos forçados a combater constantes ataques a princípios constitucionais fundamentais e, principalmente, ainda temos sido levados a nos rebelarmos contra o escárnio da coisa pública, pois parecer haver um frenético e deplorável processo de corrupção quase generalizada em diversos escalões da República.
Mas, a sociedade brasileira quer reagir duramente contra esse estado de coisas e exige, cada vez mais, o cumprimento dos preceitos Republicanos da Carta de 1988. Assim, o êxito desta empreitada cívica, como sempre, passa pela advocacia e, nessa perspectiva, a XXI Conferência Nacional dos Advogados certamente se firmará como mais um marco na construção de um país que respeite e preserve a liberdade, a democracia e o meio ambiente".

Fonte: Portal OAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário