Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Justiça recebe denúncia contra Delúbio por lavagem de dinheiro

Extraído de: Reuters Brasil  - 01 de Agosto de 2012


BRASÍLIA, 1 Ago (Reuters) - A Justiça Federal aceitou denúncia contra o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pelo crime de lavagem de dinheiro, informou o Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo nesta quarta-feira.

A ação é fruto de um desmembramento da investigação do chamado mensalão, suposto esquema de compra de apoio político no Congresso ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que veio à tona em 2005.

Delúbio é acusado na denúncia do MPF de receber 450 mil reais de duas agências de publicidade provenientes de atividades ilegais, segundo nota do MPF publicada em seu site na Internet. O dinheiro chegava até Delúbio por meio de um esquema fraudulento que envolvia o Banco Rural.

As empresas de publicidade, SMP&B e DNA, obtinham os recursos através de empréstimos fictícios no Banco Rural que nunca eram cobrados e por contratos celebrados com órgãos da administração direta e indireta mas não prestavam o serviço, segundo a denúncia.

As agências repassavam os recursos ao PT para, entre outros fins, obter apoio ao governo por meio do repasse a membros da base aliada, segundo trecho da denúncia reproduzido pelo MPF.

A denúncia foi aceita pelo juiz Márcio Ferro Catapani, da 2a Vara Criminal Federal em São Paulo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará na quinta-feira o julgamento do suposto mensalão, que tem 38 réus, incluindo Delúbio, a cúpula do PT à época e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

(Reportagem de Hugo Bachega)

Autor: (Reportagem de Hugo Bachega)

Nenhum comentário:

Postar um comentário