Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Procon aplica multa de R$ 2,3 mi à Claro por reclamações no Paraná

DE SÃO PAULO


 O Procon do Paraná multou a operadora Claro em R$ 2,3 milhões por causa do grande número de reclamações de clientes.

Apenas em 2012, segundo a entidade, foram feitas 790 reclamações formais contra a empresa.

 Dentre os problemas relatados, o principais envolvem cobranças indevidas nas faturas, serviços não solicitados, não cumprimento de ofertas, inclusão indevida do nome dos consumidores em cadastros de inadimplentes e problemas com sinal, que fazem as ligações cair constantemente.

De acordo com a coordenadora do Procon, Claudia Silvano, a conduta da empresa contraria várias disposições do Código de Defesa do Consumidor.

"Desrespeita um direito básico previsto na lei: a adequada prestação de serviços", disse, em nota.

A empresa ainda poderá entrar com recurso administrativo em face da decisão.

A Claro informa que ainda não recebeu notificação do Procon do Paraná. A operadora poderá se manifestar após tomar conhecimento dos fatos narrados no processo administrativo.

RESTRIÇÕES

As vendas de novas linhas pelas operadoras de telefonia foram liberadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no começo do mês de agosto, após 15 dias de suspensão em função do grande número de reclamações em todos os Estados.

Cada operadora sofreu restrições nos Estados em que tinha o índice de qualidade da região.

De acordo com a Anatel, os critérios usados foram os números de reclamações dos usuários, o percentual de chamadas em curso que foram interrompidas e de ligações que nem chegam a ser completadas.

"As empresas devem investir R$ 20 bilhões nos próximos dois anos, são investimento em qualidade", disse o presidente da Anatel, João Rezende, como parte do acordo firmado para que fossem liberadas as vendas.

"Temos que ter consciência que o serviço não vai melhorar amanhã. Mas num curtíssimo prazo. No Call Center estimamos que 30 dias e, na parte de rede, de infraestrutura, serão necessários de quatro a seis meses", disse Rezende na ocasião.

Se alguma das empresas não cumprir as metas de qualidade que foram propostas à agência, a operadora poderá voltar a ter a venda suspensa. A Anatel, no entanto, ainda não definiu qual será o valor de multa a ser aplicada por causa do descumprimento.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário