Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Com direito a cumprimentos em búlgaro, Dilma visita a terra natal do pai

Extraído de: POP News  - 05 de Outubro de 2011
 

Depois de dar conselhos à União Europeia para o enfrentamento da crise econômica mundial, a presidente Dilma Rousseff chegou nesta quarta-feira, dia 5, a Sofia, capital da Bulgária. A visita da petista à terra natal de seu pai, Peter Roussev (a grafia original do sobrenome), era esperada desde o início do mandato da brasileira, cuja eleição foi bastante comemorada na terra natal de sua família paterna.
Logo na chegada, Dilma depositou flores nas cores na bandeira brasileira no túmulo de um soldado desconhecido. Depois foi recebida com honras militares pelo presidente Georgi Parnov. Na cerimônia oficial de chegada, ela cumprimentou os soldados em búlgaro, subiu em um palanque com o colega do país europeu e foi homenageada em um desfile acompanhado de uma banda militar.
A agenda da presidente inclui uma reunião a portas fechadas com Parnov, onde devem ser selados acordos na área econômica e da tecnologia da informação, e almoço com o primeiro-ministro da Bulgária, Boiko Borisov. Depois, Dilma participa de um fórum de empresários dos dois países, que terá uma exposição da Eletrobras, da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia sobre fontes renováveis de energia.
Ainda nesta quarta, a petista vai a Gábrovo, onde nasceu Peter Roussev. O prefeito da cidade disse que o momento será histórico. A expectativa é que cinco mil pessoas acompanhem as solenidades. Não consta no programa oficial, no entanto, uma visita ao túmulo de seu meio-irmão, Luben Roussev, fruto de um relacionamento do pai ainda na Bulgária.
Segundo a imprensa local, Luben se correspondeu com Dilma em seus últimos anos de vida e a visita pode estar sendo mantida em segredo, para despistar os fotógrafos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário