Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Internação deve ser último recurso, dizem juízas do CNJ

Extraído de: Conselho Nacional de Justiça  - 11 de Setembro de 2012


Luiz Silveira/ Agência CNJ

A internação de adolescentes que tenham cometido algum ato ilegal deve ser o último recurso, limitado a casos específicos. A medida restritiva de liberdade deve ser substituída, sempre que possível, por prestação de serviços no regime de semi-liberdade, defende Cristiana Cordeiro, juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, junto com a juíza Joelci Diniz, coordena o programa Justiça ao Jovem.

"Só deve ser encaminhado para uma medida mais gravosa, como a medida de internação, adolescente que não tem condição de cumprir as outras duas medidas, independentemente do ato infracional", alerta a magistrada. "Ao contrário do que acontece com o adulto, que a lei estabelece penas, a gente deve aplicar a medida mais adequada ao ato infracional cometido, mas principalmente levando em conta a condição do adolescente de cumprir a medida. A medida em meio aberto deve ser mais aplicada pelos juízes", aconselhou.

Esquecimento - Embora medidas de semi-liberdade sejam as mais indicadas para a ressocialização dos adolescentes e menos onerosas para o Estado, elas são esquecidas. "São poucos adolescentes que cumprem essa medida de semi-liberdade, uma medida ainda difícil de ser aplicada, porque é uma transição entre o meio aberto e fechado", diz Cristiana Diniz. "É muito complicado isolar os adolescentes", alerta a juíza Joelci Diniz.

A reeducação do jovem e sua reinserção na sociedade exigem várias iniciativas concomitantes: "Não adianta construir a melhor unidade, se o adolescente ficar o dia inteiro no quarto. Ele vai procurar o que fazer se estiver só contido. Tem que buscar atividade que interesse ao adolescente. Tem que preparar o adolescente porque ele vai voltar para a família, para a comunidade. Então, é melhor que volte mais educado, que tenha escolaridade maior, que consiga um trabalho para afastá-lo do crime", comenta a juíza Joelci Diniz.

Justiça ao Jovem - O CNJ, por meio do programa Justiça ao Jovem, acompanha a aplicação de medidas socioeducativas aos menores infratores nas unidades de internação em todo o país. Na semana passada as magistradas estiveram em Sergipe e esta semana, acompanham e fiscalizam a situação das unidades do Espírito Santo.

Gilson Luiz Euzébio

Agência CNJ de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário