Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Êxtase

Definição:

O êxtase é produzido a partir de uma substância chamada metilenodioxidametanfetamina (MDMA). É comercializado na forma de comprimido, podendo ainda ser encontrado na forma de cápsula ou pó. Também é conhecido como “XTC”, “Adam” e “droga do amor”. Pode ser classificado como um estimulante, semelhante a anfetaminas e cocaína, como também ser agrupado com os alucinógenos, devido às alucinações e “flashbacks” que provoca, se usado em doses muito altas. Portanto, é uma droga classificada como perturbadora, mas seus efeitos podem ser estimulantes e causar alucinações.


Histórico:

Foi sintetizado na Alemanha, em 1914, como moderador de apetite, mas nunca foi comercializado. Na década de 70, essa droga era usada para fins de tratamento psicoterápico, mas o seu uso se tornou abusivo mostrando lesões nos neurônios, e com isso passou a ser uma droga proibida.

Formas de Uso:

O uso recreativo da droga geralmente é feito com um ou dois comprimidos, ou seja, doses que variam de 75 a 450mg, podendo haver doses subseqüentes após o uso.
O êxtase é um comprimido redondo, de várias cores e tamanhos. Por ser um comprimido, precisa apenas ser ingerido para dar os seus efeitos. Existe, porém, também o êxtase sob a forma de cápsulas gelatinosas e em pó, o qual é aspirado.
Jovens e adolescentes fazem uso “recreacional” do êxtase associado ou não a outras drogas e bebidas. Usam para se sentirem mais desinibidos, simpáticos, próximos e íntimos das pessoas ao redor. Procuram alegria, euforia e energia. O uso ocorre principalmente nos fins de semana, nos clubes de dança ou festas, onde multidões dançam vigorosamente.

Dados Estatísticos:

No Brasil, no início dos anos 90 começaram a chegar as primeiras remessas vindas da Europa. A partir daí tem crescido o número de usuários, bem como a importância dada pelos meios de comunicação ao assunto. Atualmente, o êxtase está muito relacionado à música eletrônica e à cultura dance, além de ter seu uso mais comumente encontrado entre jovens de classes sociais privilegiadas (alta e média-alta).

Efeitos Agudos:

Agitação, mudança na percepção da realidade, diminuição do apetite, dilatação das pupilas, aceleração do batimento cardíaco, hipertemia (aumento da temperatura corporal) fadiga e insônia são alguns dos efeitos que podem ser provocados pelo uso do êxtase.

Efeitos Crônicos:

O uso da contínuo da droga pode gerar conseqüências mais graves como: problemas no fígado, problemas cognitivos (dificuldade de aprendizagem, memória e atenção), depressão, esquizofrenia e pânico (estado de alerta intenso com medo e agitação).
Uma das complicações mais curiosas, no entanto, é a da intoxicação por água. Com o aumento da temperatura, a ingestão de água torna-se uma necessidade. Mas, quando isso acontece de forma excessiva, a água pode começar a se acumular no organismo, uma vez que o êxtase também dificulta a eliminação dos líquidos do corpo (aumenta a liberação do hormônio antidiurético). Dessa forma a ingestão excessiva de água pode se tornar perigosa, inclusive fatal.

Extraído em: Portal Mundo Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário