Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

FHC desafia Lula a disputar eleição

Extraído de: O Povo  -  19 de Abril de 2011

 

Ex-presidente desafia sucessor a disputar nova eleição tendo o próprio Fernando Henrique como adversário. Seria uma espécie de tira-teima entre os presidentes que governaram o Brasil nos últimos 16 anos

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse ontem que aceitaria disputar uma nova eleição contra o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O desafio foi feito em uma entrevista ao programa Começando o Dia, do jornalista Alexandre Machado, que estreou ontem na Rádio Cultura FM.
Ele (Lula) esquece-se de que eu o derrotei duas vezes. Quem sabe ele queira uma terceira. Eu topo, afirmou Fernando Henrique, adversário histórico de Lula e que foi eleito e reeleito para a Presidência da República em disputas contra o petista, em 1994 e 1998. Se ele quiser discutir comigo, eu estou aberto, completou.
Fernando Henrique publicou artigo na revista Interesse Nacional no qual defendeu que o PSDB não deve disputar com o PT a hegemonia política perante o povão, mas sim direcionar seu discurso à nova classe média.
Na última quinta-feira, 14, após palestra a investidores da Telefónica, em Londres, Lula criticou o antecessor: Não sei como alguém que estudou tanto depois diz que quer esquecer do povão. O povão é a razão de ser do Brasil. E do povão fazem parte a classe média, a classe rica, os mais pobres, porque todos são brasileiros.
Malícia
FHC disse que Lula foi malicioso ao colar a imagem da sigla tucana às elites. O Lula, que era contra a privatização, agora está em Londres falando para a Telefónica e ganhando US$ 100 mil. O filho dele é sócio de uma empresa de telefonia. Eles aderiram totalmente às transformações que nós provocamos e ainda vêm nos criticar dizendo que estamos a favor da elite contra o povo enquanto eles estão mamando na elite. Cabe isso?, questionou FHC, na mesma entrevista.
Sobre o desafio de FHC, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), disse que a nova eleição não teria graça. FHC é passado, e Lula ainda é uma coisa extremamente presente. Embora acredite que os planos dele (Lula) não passem por mais uma eleição, disse. (das agências de notícias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário