Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

Artigo: Uma nova advocacia para uma nova economia

Recife (PE), 11/04/2011 - O artigo "Uma nova advocacia para uma nova economia" é de autoria do presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco, Henrique Mariano, e foi publicado na edição de hoje (11) do Jornal do Commercio (PE):

"Desde o último mês de março, os advogados de Pernambuco passaram a contar com uma nova Comissão: a de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo (CMPP). Com sua implantação, a proposta da OAB-PE é discutir questões relativas a esses novos segmentos que, mais recentemente, passaram a ter uma importância muito mais significativa na economia do Estado. Além disso, o intuito também é proporcionar a atualização dos advogados preparando-os para o exercício da advocacia nesse novo mercado profissional que começa a se consolidar e gerar importantes demandas.

A atual situação econômica, social e jurídica do Nordeste em face do Complexo Industrial e Portuário de Suape, bem como da Refinaria Abreu e Lima e do Estaleiro Atlântico Sul, o maior do Hemisfério Sul, aquecem a industrial naval, portuária e do petróleo, demandando profissionais cada vez mais especializados. Assim como em outras áreas profissionais, a advocacia pernambucana tem, nesse momento, uma oportunidade ímpar de crescer e mostrar o porquê de sermos um pólo jurídico tão importante para o País. Aqui nasceu o ensino jurídico brasileiro e daqui saíram grandes nomes como Joaquim Nabuco, Rui Barbosa, Castro Alves, Tobias Barreto, dentre tantos outros.

No entanto, hoje, as questões relativas ao Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo ainda têm pouco espaço para discussões nos meios jurídicos do nosso Estado - mesmo sendo estes temas que marcam não só a economia atual em Pernambuco, como em todo o Brasil. Assim, esse momento requer do advogado conhecimentos técnicos mais específicos sobre as normas portuárias, aduaneiras e marítimas, e, muitas vezes, em Direito internacional e Comercio Exterior.

Ressalta-se que existem questões de extrema peculiaridade quando se trata desses ramos do Direito, pois elas envolvem conhecimento nas legislações ambiental, trabalhista, tributária e aduaneira, logística portuária, contratual, entre outros. Todas, no entanto, com suas especificidades. Por isso mesmo, os advogados que não estiverem aptos a atuar nesses segmentos, perderão grandes chances de obter ganhos com o desenvolvimento econômico de Pernambuco.

Precisamos oportunizar ao advogado pernambucano a qualificação para o aumento da demanda do comércio internacional e a crescente utilização de termos jurídicos marítimos, com contratos específicos e maior atuação de órgãos como: Diretoria de Portos e Costas, Capitania dos Portos, Tribunal Marítimo, Antaq, Autoridade Marítima, Autoridade Aduaneira, ANVISA, Autoridade Portuária, além do aparecimento cada vez maior de processos administrativos e judiciais envolvendo questões marítimas e do petróleo.

Caberá à Comissão trazer, à tona, discussões sobre a contribuição dessas legislações para a economia e para o bem-estar de toda a população. Ainda entre alguns dos objetivos da nova Comissão estão o incentivo à realização de estudos e pesquisas relacionados à ciência e à infra-estrutura marítima, portuária e do petróleo; a viabilização de projetos que gerem conhecimentos multidisciplinares; a promoção de atividades acadêmicas voltadas ao estudo jurídico acerca dos impactos econômicos e sociais das políticas, programas e projetos relacionados ao Direito Marítimo, Portuário e de Petróleo, entre outros.

Além disso, ainda neste primeiro semestre de 2011, a OAB-PE, através da sua Escola Superior de Advocacia (ESA), oferecerá aos advogados pernambucanos cursos de pós-graduações em Direito Marítimo e Aduaneiro e também de Petróleo e Gás. Desta forma, a OAB-PE cumpre o seu papel de atuar não só em defesa do exercício profissional, mas também na garantia de que a advocacia pernambucana tenha chances isonômicas de crescer e se desenvolver na mesma medida em que Pernambuco cresce e se desenvolve."

Fonte: Portal OAB

Um comentário:

  1. Instale-se em SUAPE.
    81.99143373 INFORMAÇÕES
    DANIELLE BANDEIRA
    Coordenadora de Produto- Queiroz Galvão

    A construtora Queiroz Galvão, oferece uma excelente oportunidade para sua empresa e escritório de advocacia , no local que mais cresce no País e pulsa a economia do Estado de Pernambuco. Situado em lugar estratégico, Dentro, No Centro e Único em SUAPE!

    Atualmente, a região não para de crescer e como sabemos o local, se concentra cerca de 105 indústrias e em processo de instalação 45 indústrias e cerca de 300 hectares disponíveis no momento, para instalações de futuras indústrias, de acordo com a aprovação do plano Diretor de Suape.

    Venha se instalar no Pólo Industrial de Pernambuco, Suape, local que perfeito para seu escritório e sua área de atuação.

    Invista e compre sua sala comercial ou lâminas coorporativas que variam de 31m² a 650m² com preços diferenciados, localizado na Zona de Serviços de SUAPE, onde haverá a nova Sede Administrativa do Porto de Suape, Hotel de bandeira internacional e Open Mall de Serviços com 38 lojas como Bancos, restaurantes, lotéricas e outros segmentos. Projeto aprovado através de licitação vencida pela construtora Queiroz Galvão e atualmente proprietária da área que será erguido o maior e único COMPLEXO DE SERVIÇOS E EMPRESARIAL DA REGIÃO- PROJETO CHAMADO- LATITUDE SUAPE.
    Temos uma ótima proposta e seu negócio!

    Ligue e conheça detalhes do produto e preços diferenciados de lançamento.


    Informações e consultoria:

    Danielle Bandeira
    CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO
    Coordenadora de Produto- Latitude Suape
    BrasilBrokers S/A.
    daniellebandeirabrbrokers@gmail.com
    81.9914.3373 Tim WHATS APP
    81. 9270.4577 Claro

    ResponderExcluir